11 de novembro de 2011

Ordem dos Nutricionistas



A marca concebida para a Ordem dos Nutricionistas afigura-se como um espiga de milho, trigo ou outro cereal. Símbolo maior da nutrição humana, à espiga associamos alimentos essenciais como o pão. A estilização que lhe é conferida abre-a, todavia, a outros sentidos que não apenas o de uma haste terminal de trigo.

Constituída por oito círculos, a marca alude à Roda dos Alimentos, o mais emblemático instrumento nacional de educação alimentar, com os seus sete grupos e o elemento central: a água. A dimensão diversa dos oito grãos da espiga reproduz a importância relativa que cada grupo alimentar assume nessa representação de uma alimentação saudável.

Por outro lado, os diversos grãos e o modo como estão graficamente compreendidos e sustentados pelas duas folhas da espiga expressam um sentido fundamental de comunidade, assembleia e convergência, significação que remete para a natureza eminentemente associativa de uma Ordem. Não se trata de um aglomerado aleatório de elementos. A lógica orgânica e o princípio de ordem que presidem à marca atestam também os valores de autoridade e hierarquia – elementos definidores de uma Ordem profissional, responsável pela regulação do acesso e exercício de uma profissão.

Pela sua configuração e dinamismo, as folhas da espiga dão-se a ler como braços abertos e erguidos de uma pessoa (de que a cabeça é o círculo imediatamente acima), uma representação que humaniza a marca e lhe infunde vitalidade. Alude-se ao emblemático preceito latino: mens sana in corpore sano.